segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Conhecendo a videoteca da TVEscola


Objetivo dessa atividade é conhecer o acervo da videoteca da TVEscola e sua importância para a sala de aula:


  1. Acesse o site da TVEscola no link videoteca. 
  2. Selecione a faixa etária de seu interesse. 
  3. Escolha um vídeo para assitir. 
  4. Faça seu comentário a respeito do vídeo assistido, bem como sua importância temática a ser trabalhada em sala de aula. Envie para o email: karenchrisnte@gmail.com





Acesse o site: https://tvescola.org.br/tve/videoteca/faixa-etaria





54 comentários:

  1. Achei super interessante este vídeo plural de cor, onde tira duvidas de como se escreve as frases com as cores.
    Eu mesmo escrevia totalmente errado, e vendo o vídeo percebi quanto eu escrevia errado.
    MUito bom.

    ResponderExcluir
  2. parabéns para este blog, muito educativo e esclarecedor.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Adorei o vídeo "A importancia da alfabetização e 90 anos de uma professora de artes", mais especificamente de uma reportagem dentro do vídeo em fala da importância de estimular e trabalhar no ensino fundamental a educação de meninas nas ciências exatas para que as mesmas se tornem cientistas e pesquisadoras. Como tenho interesse em estudar e escrever sobre esse tema, adorei ver o projeto Meninas na Ciência.
    Legal o Blog!

    ResponderExcluir
  4. Assisti ao vídeo: "O pé de feijão". A grande descoberta de Mika com relação a sementinha que se transforma no pé de feijão. Termina o vídeo com uma musiquinha linda. Amei este vídeo. A faixa etária foi de 07-09 anos.

    ResponderExcluir
  5. Professora, gostei bastante dos vídeos da TVESCOLA. tINHA GRANDE CURIOSIDADE COM RELAÇÃO A ESTE CANAL. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  6. O vídeo Diário de Mika - Bicicleta sem rodinhas (TV Escola)é destinado para crianças de 7 a 9 anos. É a historinha de Mika que se machuca ao tentar andar de bicicleta sem rodinhas. Ela chora muito, mas os seus amiguinhos a ajudam a treinar e para isso vivem uma grande aventura. Mas, vale a pena porque Mika aprendeu a andar de bicicleta sem rodinhas e fica muito feliz. É um excelente vídeo para crianças que estão aprendendo andar de bicicleta.

    ResponderExcluir
  7. Professora Karen , gostei muito dos videos especialmente O DIÁRIO DA MIKA -Brinquedo de menino . Este video e importante para nao criar a ideia nas crianças que os brinquedos são para todos os generos , ate porque nos dias atuais existe a diversividade de gêneros um tema muito atual. interessante também para não criar conflitos entre as crianças na hora da brincadeira, sendo essa ODA , interessante para diminuir o machismo na sociedade causa do feminicidio em nosso país.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. VÍDEO: SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA - TECNOLOGIAS - As novas tecnologias em sala de aula é destinado a maiores de 18 anos.

    Trata do uso das tecnologias, onde criaram um novo mundo, um onde temos a oferta de meios midiático, na qual podem ser utilizados pelos educadores em sala de aula e os aproxima de novas ferramentas para dinamizar o aprendizado. Segundo os depoimentos no vídeo, não é apenas utilizar as ferramentas digitais, mas outros fatores influenciam: ter um corpo docente qualificado, uma equipe pedagógica que preze por um suporte, um projeto pedagógico onde se implementa a utilização em sala de aula e investimento constante.
    Essas tecnologias devem ser implementadas no dia a dia da escola (TV, mídias impressa, mídias digitais, multimídia). Não podemos ter escola do século XX com alunos do século XXI.

    ResponderExcluir
  10. Assisti ao vídeo: "BITS E BYTES — QUE MUNDO É ESSE? - Hardware e Software".
    Muito bom este vídeo para que trabalha em Laboratório de Informática, uma vez que, informa aos alunos sobre as partes constituintes de um computador, assim como sua aplicação no nosso cotidiano estabelecendo um comparativo entre o corpo humano (homem) e a máquina (computador). E estabelece também uma ordem cronológica das descobertas tecnológicas do advento do computador.
    Portanto, o site do TV ESCOLA disponibiliza uma série de vídeos que proporciona aos educadores em suas mais variadas disciplinas conteúdos com base de conhecimento científico e também de fácil assimilação e aprendizado pelos alunos das mais variadas séries.

    ResponderExcluir
  11. Gostei demais de visualizar os vídeos do canal. Dos tantos vídeos maravilhosos, destaco o Projeto Apoema Olhares. Não conhecia essa palavra, de origem indígena, e fiquei curiosa ao lê-la...seu significado? "Aquele que enxerga longe". A proposta do projeto era fazer com que os alunos verem o que está a seu redor, mas seus olhos não veem...o que é muito comum nessa vida corrida do cotidiano. Essas descobertas partiu da projeção de fotografias, percepção do ambiente físico da sala de aula e da escola até o espaço geográfico da cidade. É incrível como com tão pouco, um professor pode levar os alunos a fazer descobertas incríveis.

    ResponderExcluir
  12. Mouk - Nos arrozais. Esse foi o filme que eu vi, muito interessante!

    ResponderExcluir
  13. VÍDEO E-Notícias - Educação Conectada
    Muito interessante e pertinente pro contexto atual, esse projeto da Educação Conectada. Deveria estender esse comitê consultivo as esferas estaduais e municipais, programa desenvolvido ainda sem total conhecimento da comunidade pedagógica,é necessário um esclarecimento da participação dessas parcerias, e chegar com mais clareza nos interessados as atuações de ordem técnicas e política.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. O Diário de Mika-Cadê as Migalhas? -Bem interessante este vídeo,desperta a curiosidade de Mika em descobrir quem pegou as migalhas? Vai em buscar da aventura.Percebe em descobrir usa estratégia para subir no formigueiro,fazendo a experiência de carregar a folha,faz o relato que a folha é pesada e como funciona dentro do formigueiro.Bem lúdico.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Professora karen gostei do video : "O pé de feijão". A faixa etária foi de 07-09 anos. esse video poderia me ajudar quando fosse introduzir plantas (sementes).

    ResponderExcluir
  19. BRINCADEIRA COMO APRENDIZAGEM (E.NOTÍCIAS)

    A prática da Profª Amanda Paixão busca o lúdico no ensino aprendizagem, e assim possibilita a imaginação da criança fluir, permitindo a mesma um repertório de conhecimento real e ser protagonista de sua vivência. O material usado ( tnt) permite variáveis situações instigando a criança a pensar,criar e contar o aprendido.
    " Se a gente não brinca primeiro, a gente não sabe como escreve." Esta frase dita pela aluna, fala por tudo vivenciado.

    O lúdico é de suma importância na aprendizagem do ensino infantil em todos os sentidos. É uma ferramenta que possibilita trabalhar não diversas áreas de aprendizagem. A didática utilizada é criativa e eficaz, favorecendo in loco e no social do aluno.
    *BRINCADEIRA COMO APRENDIZAGEM - AMANDA PAIXÃO ( Brasília)

    ResponderExcluir
  20. Neste diário de Mika Uma Mordida na Lua, me chamou bastante atenção e curiosidade com relação a "mordida" ela comparou a mordida do biscoito com a lua e despertando a imaginação em descobrir quem mordeu a lua.Nesta aventura ela percebeu a sombra do sol com a lua.

    ResponderExcluir
  21. O DIÁRIO DE MIKA - Um rabisco . Mika se assusta ao ver um grande rabisco barulhento no céu durante uma tempestade.Ela não entende o porque do rabisco no céu, e vai ate o céu investigar o motivo . descobre que a chuva vem das nuvens pretas e ao se chocarem provocam o rabisco barulhento. esse vídeo é maravilhoso para trabalhar com as crianças.assim elas vãos fazendo novas descobertas diante das perguntas que vão surgindo diante do seu processo de aprendizado.

    ResponderExcluir
  22. Olá Professora Karen... Sobre a atividade proposta,



    acessei o seguinte link

    https://tvescola.org.br/tve/video/e-noticias-a-brincadeira-como-aprendizado

    O qual traz o vídeo intitulado " A brincadeira como aprendizado"
    O referido vídeo aborda a temática do brincar enfatizando a suma relevância da ludicidade para os processos de ensino e aprendizagem nas diferentes faixas etárias, sobretudo no contexto educacional das crianças pequenas. Na ocasião percebe-se bastante coerência e aceitação das propostas lúdicas entre os profissionais e as crianças que interagem harmoniosamente enquanto constroem conhecimentos significativos, possibilitando assim aprendizagens e crescimentos mútuos.

    A videoteca da TV Escola configura um ambiente de pesquisa de grande importância, cujo acervo possibilita a ampliação das possibilidades de atuação teórico-metodológica e prática entre os profissionais e curiosos em geral.

    Desde já agradeço pela oportunidade...
    Att.
    Lucicléia Miranda a Silva

    ResponderExcluir
  23. Prof. Karen, acessei ao site do TV Escola nos ícones faixa etária de 13 aos 15 anos e tem muitos vídeos com aulas rápidas e práticas de ortografia com um professor bem animado. Assisti aos vídeos: Uso da letra i, Estender e Extenso, onde e aonde e muito mais.

    ResponderExcluir
  24. No portal TV ESCOLA, configura um ambiente de pesquisa muito interessante para o professor mediar a aprendizagem. Objeto Digital de Aprendizagem - ODA, são apresentados com diversas temáticas, atendendo as várias faixas etárias da Educação.
    O vídeo O DIÁRIO DE MIKA - de onde vem o ovo, possibilita a interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração com outras áreas, podendo ser trabalhada Artes, ciências da natureza ,música e meio ambiente. Muito interessante mesmo.

    ResponderExcluir
  25. Professora karen, no portal do TV escola acessei e assisti muitos vídeos interessantes. o vídeo Quem apagou a luz do dia? Foi maravilhoso!

    ResponderExcluir
  26. Olá Karen, assisti ao vídeo: O Diário de MiKa - ciúmes do Daniel. Narra a história de uma menina que ficou muito triste coma chegada de seu irmão Daniel, pois, percebeu que seus pais só tinha atenção para ele. Os colegas da Mika ficam preocupados com sua tristeza, então, ela diz aos amigos o motivo de sua tristeza e decidi ir morar com a sua vó. No trajeto para a casa da avó, ela e uma amiguinha, veem animais e aves com suas mamães. E as mães desses animais sempre estavam fazendo alguma coisa, para todos eles. Primeiro, para os bichinhos pequenos, depois para os maiores. Mika começou relacionar essas atitudes às de sua mãe. Mesmo assim, seguiu caminho. Chegando na casa da avó, vê seu álbum ainda pequena. E conclui que tudo que a mãe está fazendo para o Daniel hoje, já fez para ela quando bebezinha. E muitas coisas ela já consegue fazer sozinha porque já cresceu. Daí, volta para casa porque entendeu que os pais também gosta dela. As atenções para o irmão é porque ele ainda é pequeno. É interessante e apesar,de ser orientado para crianças da Educação Infantil, é bom lembrar que o sentimento ciúmes dos irmãos, também ocorre em alunos maiores do (1° ao 5° anos)por exemplo, como é a nossa realidade escolar. Geralmente, esse sentimento é manifestado com rebeldia em sala de aula, xingamento com outros colegas, desaforo ao professor, entre outros. quando chama-se os pais para conversar, por traz desse comportamento, é sempre um irmão chegando na família.

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde, turma!
    Depois de observar alguns vídeos, o vídeo que escolhi foi da professora Juraci e os escritores Mirins, pois ela desenvolveu um projeto com poesia na Escola Teônia Amaral no município de Floria-RN. O objetivo do projeto é contribuir para melhorar o desempenho dos estudantes na leitura e na escrita por meio da poesia utilizando como recursos os objetos digitais de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  28. Maria das Neves e o protagonista juvenil - Paulista – PE
    Nesta escola existe um projeto que tem muito apoio da gestão existe uma parceria entre professores e alunos. A metodologia utilizada permite que os alunos desenvolvam os seus próprios conhecimentos, o professor exercer o papel de mediador da aprendizagem por tanto , o uso da tecnologia com vídeos contribuir para a formação de estudantes ativos e participantes do seus desenvolvimento escolar.

    ResponderExcluir
  29. Eu achei muito importante esse vídeo idealizado pela professora Maria Goreteh da EEM Almirante Barroso - Vitoria/ES, e seus alunos da EJA, por se tratar de um projeto que envolveu todos alunos de uma maneira que alguns fizeram uma volta ao passado, relembrando a arquitetura onde muitos moravam , em uma casa coberta de palha sem nenhuma infraestrutura. Essa Temática eu trabalharia em sala de aula com os alunos 12 a 15anos ou até mais por se tratar da história de reconhecimento e valorização da cultura dos nossos antepassado e também dos presentes que ainda vivem em moradia precária por falta de uma politica habitacional efetiva por parte dos gestores públicos.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. A formação da cidadania é de fundamental importância, e nós professores temos uma grande parcela de participação nesse processo. Achei bastante interessante os vídeos e de uma contribuição tamanha para a formação dos nossos alunos proporcionando um novo olhar de construção de novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. O conhecimento sobre as normas de trânsito, normas estas contida no código brasileiro de trânsito é de extrema importância para a segurança de todos nós.
    E tudo isto precisa ser divulgado principalmente às crianças; é de pequeno que se aprende. Seria bem melhor se todo e qualquer indivíduo usasse a consciência pois não haveria a necessidade da punição. E atualmente a lei pune principalmente o bolso do infrator, os valores das multas têm se tornado altíssimo.

    ResponderExcluir
  34. o video aprender a ler e escrever com crianças na faixa etaria com mais de oito anos é de grande importancia para o professor conhecer a metodologia de alguns alunos para que ele aprenda a ler e escrever apartir dai ele possa abrir nos horizontes no mundo da leitura

    ResponderExcluir
  35. O acervo da videoteca da tv escola tem uma varia opções de vídeos educativos que ajuda muito o professor em sala de aula. Por exemplo: O vídeo Todos podem aprender a ler e escrever, destinada a alunos na faixa etária de 6 anos propõe diversos tipos de atividades que ajuda as crianças a desenvolver suas habilidades na escrita e na leitura com atividades lúdicas, em círculos, com atividades com o uso de desenhos através do manuseio de instrumentos e tintas, atividades coletivas de cantigas de rodas. São diversos tipos de imagens no vídeo para o professor ter uma dimensão de mundo do aluno ajudando-o a se situar neste mundo real.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. que aula maravilhosa nos deixa informada e ligadas com tudo que vai nos auxiliar com esta maquina que sempre esta em processo de transformação

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde Professora Karen amei esse tema :
    ARTE POR TODOS - Palhaços de Rua
    Duração: 00:14:59
    Série: ARTE POR TODOS

    Etapa de ensino: Ensino Fundamental e assisti o vídeo Série que aborda os movimentos artísticos contemporâneos nos espaços públicos do México. Em cada episódio, um tipo de expressão de arte é revelado, como o alebrije, o circo urbano, as danças, os contadores de história, dentre outros. Os artistas explicam o que os motiva, suas dificuldades e como se reinventam a cada dia.

    ResponderExcluir
  40. Todos podem ler e escrever, esse vídeo mostrou como é necessário que o professor conheça a realidade dos alunos para que possa trabalhar e atender as suas necessidades, pois quando esse aluno não atende as expectativas ele fica sem estimulo.

    ResponderExcluir
  41. o transito brasileiro não ajuda , nem os pedestre e os motoristas estão seguros pois a estrutura e precária e desumana temos muitas leis e regras que geram multas penalizando a população mais pouco investimento em mobilidade e rodovias ,estamos sempre em um jogo de empurra empurra mas os verdadeiros resultados estão longe.

    ResponderExcluir
  42. O vídeo que escolhi foi sobre "A brincadeira como aprendizado". A brincadeira é um recurso muito eficaz para o desenvolvimento cognitivo da criança das series iniciais, bem como, as demais. Visto que através do lúdico a acriança aprende e desenvolve a sua criatividade e seu pensamento critico dos conteúdos que venha a ser explorado. Porque o brincar faz parte do universo infantil.

    ResponderExcluir
  43. O vídeo que eu visualizei foi sobre o PNLD 2018, onde aborda as escolhas do livro pelo FNDE, onde os livros já trazem a 3º versão da BNCC e também os livros que são consumível para os anos iniciais do ensino fundamental tornando mais eficaz os assuntos estudados, pois antes os alunos não escreviam no livro e ao final do ano devolviam o livro para ser usados pela próxima turma durante 3 anos.

    ResponderExcluir
  44. O segundo vídeo do farolzinho é bem lúdico em forma de música para trabalhar cada cor do semáforo para veículo,destacando a função de cada cor e a importância da organização do trânsito.

    ResponderExcluir
  45. O vídeo que explorei na TVESCOLA foi "Os Museus de Ciências e a Sociedade", onde aborda a importância dos museus no aprendizado da nossa história de maneira lúdica e observatória. Os alunos poderão observar toda a nossa história e nossa cultura, de onde vieram e como se chegou nos tempos de hoje. As contribuições de varias nações para nossa cultura e nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  46. O vídeo que explorei foi: A brincadeira como aprendizado, onde a cada nova descoberta, a diversão e o aprendizado alcançam novos níveis. Quando os brinquedos e brincadeiras oferecem várias atividades com desafios cada vez maiores, as crianças fortalecem suas habilidades ou desenvolvem novas. Estas tentativas precoces, e frequentemente instáveis, de dominar uma nova habilidade necessitam de muita prática e isso estimula cada vez mais o aprendizado.

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. O vídeo "A arte com olhar de criança" foi um vídeo atrativo realizado pela professora de arte para crianças em uma Escola Municipal de Vitória/ES. O vídeo perpassa as vivencias da arte na escola e fora dos muros da escola, pois a professora a partir da contação da historia do quadro "A floresta" de Tarsila do Amaral, onde surgem outras historias, com vários temas pertinentes dentro da realidade dos alunos, bem como, natureza, poluição, lixo, diversidade, família, respeito etc. Nessa perspectiva as crianças são envolvidas, estimuladas a refletirem e participarem das atividades de forma significativa. Esse projeto na escola ganhou o premio "Arte na escola cidadã", pelo Instituto Arte na Escola e Serviço Social da Indústria - SESI Nacional.

    Fica a dica para inserir as sugestões no plano de aula, bem como, em projetos didáticos pedagógicos, com as adaptações dentro da realidade de cada escola.

    ResponderExcluir
  49. A interação entre a população indígena e o restante da população de imigrantes, italianos, alemãs só faz enriquecer o processo de aprendizagem, através da cultura, da culinária e dos aspectos sociais. imaginar soluções de comunicação com minimo de recursos cria uma oportunidade de trazer novas tecnologias mudar os aspectos das aulas com essas ferramentas. E é isso que e necessário para encontrar alternativas para melhorar as formas pedagógicas e fazer da aprendizagem uma nova dimensão escolar que atuem no processo educativo e que gerem novos horizontes de aprendizado.

    A introdução, com fins didáticos, de novas tecnologias no ambiente escolar, constitui processo complexo, que, em geral, enfrenta obstáculos de diferentes ordens, podendo supor que, se tais agentes educacionais não se mobilizam pela introdução dessas inovações no planejamento escolar e nas atividades de orientação e capacitação docente, dificilmente poderão elas integrar-se plenamente às rotinas de trabalho. restando, como alternativa, tão somente, a iniciativa do professor na criação de novas metodologias de ensino.

    E tendo como de suma importância a interação com os alunos afim de dinamizar, integra, disseminar as novas formas de ensinamento abrangendo uma gama maior do do corpo discente na implantação das disciplinas, através das videoaulas.

    ResponderExcluir
  50. Gostei muito do video Chico na ilha de jurubeba com grande animação, games e desafio na língua portuguesa com objetivo de alfabetizar a criança aprenderá brincado esse vídeo é uma sugestão de aula diferente com muito aprendizado.

    ResponderExcluir
  51. Vídeo " especial vida de professor ", foi o que visualize, achei interessante pelo fato de mostrar, que o professor está sempre sendo desafiado.Pelo contexto social, pelo avanço tecnológico e sobretudo sendo um agente transformador de uma sociedade dinâmica e transformadora, que é natural que o professor-educador esteja inserido, sendo em forma de curso de curso de atualização, como em adaptar paradigmas em seu ambiente de trabalho.

    ResponderExcluir
  52. O vídeo "A importancia da alfabetização e 90 anos de uma professora de artes"
    a responsabilidade e o amor de Tereza Miranda que aos 90 anos de idade, tem o prazer de alfabetizar e participar de capacitações instruindo, novos alfabetizadores. E, participa, atua em sala de aula com alunos do fundamental 1 e utiliza diversas técnicas como:
    - aula lúdicas 2 vezes por semana;
    - escolha livre de personagem para articulação de textos;
    - criação de temas através de um livro apresentado em sala;
    - relatos e vivências das crianças em processo de letramento.
    E, isto só mostra que nunca é tarde para alfabetizar e quem alfabetiza nunca perde o foco.

    Aluna: Sangelita de Paula

    ResponderExcluir
  53. Guerreiros da Amazônia - Muito interessante para trabalhar na aula sobre Biomas do Brasil - Amazônia, que aborda o desmatamento e a luta para combatê-lo.

    ResponderExcluir