segunda-feira, 22 de outubro de 2018

EDUCOPEDIA












VAMOS COMEÇAR NOSSA NAVEGAÇÃO?


Acesse o site Educopedia como visitante


Digite seu Nome, E-mail e escolha o perfil:'Professor'



Encaminhamento:

  1. Escolha duas aulas de áreas diferentes para conhecer.
  2.  Registre suas observações no link 'Comentário' deste blog, colocando o  título da aula, o objeto digital de aprendizagem utilizado.
  3.  

29 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Visitei o de matemática 5º ano sistema de numeração, bastante inovador e motivante levando as crianças a aprenderem brincando e facilitando assim sua aprendizagem

    ResponderExcluir
  3. Conheci também o de língua portuguesa, 2º ano formação do alfabeto onde o aluno tem uma diversidade de atividades para conhecer e usar as letras do alfabeto de forma a fixar com facilidade o seu uso.

    ResponderExcluir
  4. Na Plataforma Educopedia, Cursos para professores, Transformação 2.0, encontramos várias aulas sobre informática, como por exemplo: conhecendo o computador, anatomia do PC, usando a internet, participando das redes sociais, powerpoint, excel, word... aulas ilustrativas, conceituais, bem interessante, prontinho para ser usado no laboratório de informática.

    ResponderExcluir
  5. Eu assiti uma aula do 5° ano, cujo assunto é: Produção textual. E o tema: Sinopse e resumo. Por coincidência trabalhamos a poucos dias com uma turma este dois assuntos. A aula é riquíssima. Para mim mesma foi de grande conhecimento pedagógico. Com certeza irei aprender mais com este belo site: Educopedia

    ResponderExcluir
  6. A aula que assisti foi sobre Expressões Artísticas com alunos do 5 ano, do Fundamental I , e como Professora de Artes Visuais, essa Plataforma me ajudará e muito a realizar aulas mais lúdicas e criativas, desenvolvendo assim, em meus alunos mais produções artísticas com apreciação e mais sensibilidade.

    ResponderExcluir
  7. Adorei esta oda, a EDUCOPEDIA é uma ferramenta educacional de excelente qualidade para todas as áreas de conteúdos disciplinares. Além da sua interdisciplinariedade possui conteúdos dinâmicos com links para aprofundar pesquisas dentro de cada conteúdo, planos de aula e possibilita trabalhar com o público alvo de forma motivadora e despertando a curiosidade.
    O conteúdo que pesquisei foi "CURSOS PARA PROFESSORES" que possibilita ao professor regente do laboratório de Informática um trabalho de alfabetização digital do uso e aplicação de forma adequada e eficiente dos equipamentos tecnológicos e possibilidades de acesso a internet com seus mais diversos recursos como redes sociais, pesquisas, compras etc.
    Portanto, recomendo aos demais cursistas a experimentar esta fascinante e poderoso objeto digital de aprendizagem.
    Show!!!

    ResponderExcluir
  8. O que observei no recurso sobre a higiene pessoal para educação infantil onde fio utilizado um vídeo sobre a importância de se cuidar do nosso corpo.

    Na escrita temos a arca de noé do poeta Vinícius de Moraes,uma ilustração lúdica aonde a criança pode conhecer os animais e se apropria das cores.

    ResponderExcluir
  9. Língua Portuguesa: segundo ano-Imagens e símbolos
    Percebemos que os símbolos e as imagens comunicam muitas coisas, mesmo sem o uso da fala e da escrita.Ex uma criança bem pequena ao ver uma garrafa de coca-cola ela fala coca-cola sem ainda ter se apropiado da leitura e escrita
    Vamos ao mercado? Lista de Compras: Esta atividade pode ser sugerida ao aluno que faça sua lista de compras colocando em ordem alfabetica e alimentos de primeira necessidade em primeiro lugar, oportunizando o aluno de compreender sobre as primeiras necessidades e ter noçao de preço dos produtos.

    ResponderExcluir
  10. O tempo
    Olavo Bilac


    Sou o Tempo que passa, que passa,
    Sem princípio, sem fim, sem medida!
    Vou levando a Ventura e a Desgraça,
    Vou levando as vaidades da Vida!

    A correr, de segundo em segundo,
    Vou formando os minutos que correm . . .
    Formo as horas que passam no mundo,
    Formo os anos que nascem e morrem.

    Ninguém pode evitar os meus danos . . .
    Vou correndo sereno e constante:
    Desse modo, de cem em cem anos
    Formo um século, e passo adiante.

    Trabalhai, porque a vida é pequena,
    E não há para o Tempo demoras!
    Não gasteis os minutos sem pena!
    Não façais pouco caso das horas!

    ResponderExcluir
  11. Olá caro cursistas!!!
    O outro objeto digital de aprendizagem foi "EDUCAÇÃO FINANCEIRA" para a modalidade de ensino de educação de Jovens e Adultos na área de Matemática.
    Nele podemos ajudar aos nossos alunos a aprender a trabalhar com os recursos financeiros para usarmos de forma a educarmos no sentido de controlar nossos gastos, os perigos do endividamento por empréstimos e gastos excessivos dos mais diversos motivos.
    Desta forma com a ODA "EDUCOPEDIA" contribui de forma pedagogia tanto para nós professores, quanto para nossos alunos no sentido obter uma consciência critica da nossas financias possibilitando uma melhor administração de nossos recursos e compreender de forma macroeconômico o nosso sistema monetário dentro de nossa matemática.
    Muito bom e recomendo aos demais cursistas a pesquisarem!!!

    ResponderExcluir
  12. Na Plataforma "Educopedia" visitei a pasta do 5° ano na disciplina de Português e Matemática, onde em Português fui direto em "Produção de Texto" aula foi a do 1° Bimestre com o tema "Escrever pra quê?" gostei muito do plano de aula e das suas atividades que os caros colegas sugeriram. Porém no plano eles informavam que não teria nenhuma orientação sobre os ODAS ou ainda que não existia, mas no plano tinha links que levava a vários ODAS. Então apenas acrescentaria este detalhe ao meu plano de aula. Fora isso as atividades e a maneira de abordar a aula estão fantásticas. Na disciplina de Matemática escolhi o conteúdo do 3° Bimestre sobre "Proporcionalidade" onde novamente a autora da aula aborda de maneira bem elabora e criativa aula, ao contrario da aula de "Produção textual" ela utiliza vários ODAS e coloca os links para como sugestão. Contudo gostei muito da "plataforma Educopédia" e utilizarei de todos os recursos disponíveis e sugeridos pelos colegas da mesma, acrescentando e excluindo alguns itens de acordo com a minha necessidade.

    ResponderExcluir
  13. Na Plataforma Educopedia, o primeiro ODA explorado foi Educação Financeira para Jovens e Adultos, onde através do "Dinheirama" que é uma pequena tirinha, já se pode ter uma enorme dimensão da importância dessa grande forma de produto.Se vê também dicas, quiz, textos muito produtivos e atividades relacionadas a educação financeira, algo que tanto ajuda os alunos como a nós mesmos.O segundo ODA explorado foi Educação Inclusiva para Educação Especial, onde adentrei mais a fundo em direitos e deveres das pessoas com deficiência e os programas e serviços oferecidos a esse público,forma de orientação à um aluno com deficiência e sua família sobre os direitos e deveres inerentes a ele, como a escola deve receber esses alunos especiais e ainda benefícios que podem ser requeridas por essas pessoas. Enfim material de extrema importância e qualidade para o aprendizado e desenvolvimento dos nossos alunos.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Ao acessar ao site da educopédia, achei um site muito importante. É uma ferramenta a mais para o professor assim enriquecendo o seu conhecimento. Vem com planos de aula já disponibilizados no site para cada assunto da matéria. Acessei as atividades do 9º Ano na matéria de português que tem como tema: A pontuação como recurso expressivo no texto, e do 5º Ano: Quem conta um conto, aumenta um ponto. São aulas informativas e bastante rica para ser usado em sala de aula.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Olá, boa noite!
    Primeiramente explorei sobre Educação Infantil e observei o plano de aula digital intitulado "Cidade das letras", proposto para o 3° bimestre.
    No qual, a partir de uma caixa mágica, são ofertadas 13 possibilidades de contato com o universo letrado permitindo que a criança se desenvolva de maneira lúdica.
    As propostas são muito bem elaboradas, apresentam relevância para ampliar o vocabulário das crianças em relação a letras, palavras, pequenas frases, etc. Diante das atividades, o aluno é estimulado a praticar a escrita e de forma espontânea expressar ideias, sentimentos, fatos... As tarefas também estimulam as diferentes linguagens (corporal, oral, musical, artística, etc).
    Ainda no contexto da Educação Infantil, observei o planejamento sugerido para o 4º bimestre, intitulado "brincando com números". O qual apresenta 16 atividades e também a partir de uma caixa mágica traz alguns questionamentos de forma contextualizadas envolvendo conhecimentos sobre números, contagem, quantidades, etc. Os recursos são músicas, imagens, vídeos, jogos, dentre outros... Tudo de forma bastante interativa, divertida e lúdica.
    Vale muito a pena conferir esses e outros planejamentos disponíveis na Educopédia.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Na plataforma educopedia visitando 6ª ano da aula de ciências, muito despertou a forma variáveis de ilustrações ligada ao tema sistema solar, geocentrismo e heliocentrismo com definições práticas e suscitas, e bastante ilustrativa mesmo nas atividades de fixação. Na matemática do 7ª ano, no assunto equações do 1ª grau há muitas diversidades de exercícios propostos em formas de animações e problemas cotidianos.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite, na plataforma "Educopédia observei que o gênero textual cartas, de maneira exposta pelo professor, foi muito lucrativa pois possibilita acesso a leitura, escrita, comunicação e horaridade. por meio de correspondência e interação da turma, muito legal.

    ResponderExcluir
  21. Assisti a um vídeo interativo que se chama "pé de vento". Trata-se de uma série animada destinada a alunos do primeiro ano e a aula que eu analisei foi Língua Portuguesa, 1º ano, entitulada de AVENTURA 1, onde a autora começa falando sobre a diferença entre a cidade e o campo e, de forma interativa e interdisciplinar, são trabalhadas habilidades de português, matemática, ciências, entre outras disciplinas. Aula muito boa e divertida!

    ResponderExcluir
  22. As duas aulas que conheci e pude analisar foram Jovens e adultos 3.1 Educação Financeira e também aula de Jovens e Adultos 1.1 Língua Portuguesa ambas usando o mesmo objeto de aprendizagem no caso slides de apresentação retiradas do site Educopédia ambas muito importantes ressaltam importantes valores e pensamentos principalmente na aula de educação financeira que ensinar como cuida e trata do dinheiro como amigo não como vilão, já que no caso segundo dados do próprio plano de aula que vir segundo o IPEA 37% dos brasileiros com renda de 1 a 2 salários mínimos estão endividados entre a idade de 30 a 41 anos segundo a fonte do IPEA e em língua portuguesa 1.1 vir um dos fatores emblemáticos da língua portuguesa e uso da linguagem formal e informal tendo isso como experiência própria com aulas de EJA que eu participei diretamente e indiretamente já que meus pais já participaram de projetos do governo e município que visavam a educação do modulo EJA e fora o analfabetismo completo entres os demais alunos os que eram analfabetos funcionais em sua maioria tinham em primeiro o problema de como ser porta por exemplo em uma entrevista de trabalho usando de linguagem cotidiana num ambiente de âmbito mais sério e profissional contudo termino meu comentário com uma análise mais técnico possível do material lido respeitando as fontes e conhecimentos colocados diante meu olhos.

    ResponderExcluir
  23. Ao Acessar a plataforma Educopédia constatei um ambiente de ODAS excelente para
    desenvolver as habilidades e competências dos alunos da Educação Básica. Com relação ao plano de aula que me chamou atenção foi a Disciplina de Arte para alunos da 5° ano e a aula foi a 30 sobre as cores, equipe responsável pela produção foi Walquira Angelo da Silva, Simone, e Jacqueline. Essa equipe desenvolveu bem a aula sobre " com que cores eu saio hoje" ?? As cores faz parte de nossas em vidas e podem ter diversos significados diferentes países e culturas.Enfim, as cores mexem com as emoções , paixões, sensações de paz.Partindo desse principio as autoras procuraram materializará-las através das ações do cotidiano e interagindo com o meio ambiente e suas diversidades. As metodologias foram diversas, disponibilizando, videos, temas e subtemas , questionário e videos. Tudo isso é extremamente importante para o aprendizado do aluno.

    ResponderExcluir
  24. Eu vi na plataforma virtual Educopédia, apenas um assunto do 4 ano, ciéncias.
    Que animal é o ser humano?
    existe muitos animais de diferentes tipos e que nós mesmo não conhecemos, e que agente como ser humano sendo um vertebrado, n temos conhecimento de nossa importancia no planeta terra.

    ResponderExcluir
  25. Na plataforma “Educopédia”, visualizei varias aulas e destaquei uma atividade do 2º ano com tema: leitura de imagem. Entretanto é importante que o aluno conheça um texto a partir da leitura de uma imagem, perceba as informações da capa de um livro, bem como o título, subtítulos, entre outras informações importantes. Nesta aula foi utilizado LINK da imagem, caderno virtual. Rosicleide

    ResponderExcluir
  26. Assisti a obra de Candido Portinare,na plataforma, e visualizei aulas maravilhosas. do 5anos. Muito importante. Atividades de artes.

    ResponderExcluir
  27. Adorei, confessor que viajei na "Educopédia" conteúdos riquíssimos tem um mundo para a Educação infantil, possibilitando ao professor a criar as aulas com um referencia somativo, dando as aulas um enterimento que a criança goste e assim o aprendizado tornasse prazeroso. Entrei na caixa magica , descobri quem sou eu, vi como o mundo é grande, descobri que o mundo te muita gente, e ainda estou viajando nesse mundo da "EDUCOPÉDIA"

    ResponderExcluir
  28. Na Plataforma Virtual " EDUCOPÉDIA" , o trabalho que me interessou, foi o trabalho do professor de Manaus realizado com os índios mais novos.Onde o mesmo , evidência os valores éticos, familiar, espécie, cultural e de sua própria valorização como pessoa presente no mundo. Nele é trabalhado o valor de sua cultura para os outros povos, a criatividade artesanal, sua musicalidade e principalmente o respeito pela fauna e flora. Este conteúdo já levei para sala de aula e acrescentei outros materiais da mesma importância como o dele. Utilizei na minha prática, com alunos do fundamental menor, nas séries do 1º,2º e 3º anos. Os alunos ficaram encantados e tivemos um ótimo diálogo nas aulas. Lembrando que cada turma teve um conteúdo diferenciado, em razão das idades.

    ResponderExcluir
  29. Olhei rapidamente duas aulas de Português para o 9º ano e fiquei encantada coma variedade de atividades e qualidade dos conteúdos. Parabéns à equipe responsável!

    ResponderExcluir