segunda-feira, 29 de outubro de 2018

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E OS OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM


Mas afinal o que é Tecnologia Assistiva?










Em síntese, Tecnologias Assistivas (TA), no contexto educacional, permite o acesso democrático de todos os alunos ao conhecimento.

Vamos refletir um pouco, assistindo ao vídeo a seguir:












A pesquisa realizada por Leonice Nuglisch de Trabalho de Conclusão de Curso sobre Objeto de Aprendizagem para Educação Especial apresenta uma relação de Objetos de Aprendizagem importantes para alunos com deficiência.  

Vejamos alguns exemplos de TA

 A) como recurso e estratégias de acesso:
  




Título
Recurso
Imagem
Objetivo
Descrição do
recurso
Telelibras –
O som do
silêncio
Animação/
simulação
O som do silêncio


Para assistir: 
 
CLIQUE AQUI 

Refletir sobre as
diferenças e
mostrar aos
alunos as
potencialidades
que cada pessoa
possui
A animação é
a reprodução do
livro "O som do
silêncio", que
relata a vida de
uma menina com
surdez, sua
inclusão escolar e
exprime como os
alunos lidam com
as diferenças,
mostrando-os a
capacidade
inerente a cada
indivíduo.
Ariel –
conta Down
Vídeo
Ariel
Conscientizar os
alunos sobre as
diferenças entre
os seres
humanos, e a
importância de
respeitá-las.
Ariel, um menino
de 20 anos com
Síndrome de
Down conta uma
história sobre as
diferenças
individuais.
Braille
virtual
Software
Educacional
 
Braille
virtual
Propor a
utilização do
método Braille,
enquanto uma
ferramenta de
auxílio ao
professor que
lida com alunos
com deficiência
visual.
Apresenta o
alfabeto do
sistema Braille e
propõe alguns
exercícios em
forma de jogos
que estimulam o
processo de
ensino e
aprendizagem.
DOSVOX
Software
Educacional
 
Dosvox
Permitir que
pessoas com
deficiência visual
tenham mais
uma forma de se
tornar
independentes
através do uso
das tecnologias,
já que pelo
DOSVOX é
possível que o
deficiente
execute qualquer
tarefa de leitura,
escrita e lazer,
sem precisar de
ajuda
Ferramenta
de apoio aos
profissionais que
lidam com
deficientes
visuais O
DOSVOX
funciona como
um sistema
operacional que
permite que
pessoas com
deficiência visual
possam usar um
computador
comum,
desempenhando
uma série de
tarefas, de leitura
e escrita, que
permite que
cheguem a um
nível de
independência no
estudo e no
trabalho.







 B) como metodologia de ensino:






Título
Imagem
Área /Nível
Objetivo
É o
Bicho
 

.É o Bicho
Matemática/2ª
série ensino
fundamental
Interpretar e refleti os resultados
das situações-problema; Relacionar
as atividades de adição e subtração
como algo indissociável; Comparar
as relações entre tabelas e gráficos;
Ler e interpretar dados (tabelas e
gráficos); Adquirir noções básicas
de adição, subtração; Estimular
contagem um a um e contagem por
agrupamento; Representar
quantidades (com símbolos
arbitrários e convencionais);
Registrar quantidades usando os
símbolos numéricos; Quantificar:
mais, menos, igual, total; Trabalhar
com ideias de classificação,
ordenação e seriação; Relacionar
entre número e quantidade.
Histórias
Fantásticas
 
Histórias
Fantásticas
Português /1ª
série do
ensino
fundamental
O objetivo central deste OA é
estimular as produções textuais
dos alunos através da relação
imagem-texto, de forma prazerosa
e lúdica. Através das atividades
propostas, procura-se explorar a
escrita de histórias de maneira
autônoma e criativa, bem como a
coerência entre a escrita e as
ilustrações/desenho. Busca-se
respeitar a liberdade de criação e
expressão da criança, que ao
longo de seu texto poderá refletir
sobre o que produziu de acordo
com a sua lógica ou em
consonância com o direcionamento
proposto por seu professor.



FONTE: GRUPO PROATIVA


Educopedia:

O Aluno surdo nas Escolas 


Primeiro, Aprender! Digital com Libras:


  Cartilha Ocular

Curso de Comunicação em Saúde no Cuidado do Paciente Cego





8 comentários:

  1. Excelente material para fazer a diferença entre os alunos com deficiência.

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  2. A interação social de pessoas com necessidades especiais é fundamental, pois para que isto realmente aconteça é necessário que seja desenvolvida uma prática pedagógica voltada para inclusão. Para tanto, políticas públicas devem ser voltadas para isso. Além disso, professores e escolas devem estar preparados para atender esses estudantes com práticas significativas que contribuam para que relmente se sintam inseridos na sociedade.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. O uso de objetos digitais de aprendizagem contribui para a inclusão dos alunos com necessidades especiais. Na verdade, quando eles têm a oportunidade de vivenciar experiências de aprendizagem com estas ferramentas podem sentir que são participantes do meio social onde vivem.

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  5. A inserção da TA na aprendizagem dos alunos com deficiência permite que eles tenha acesso as novas tecnologia e novos aprendizados em.eus vida.

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  6. O que podemos observar a importância do oda para nós como educadores e alunos ,sobre como trabalhar os objetos digitais de aprendizagens,como recurso para produzir atividades com crianças com necessidades inseridos todos no contexto digital se apropriando do mundo tecnológico,aonde existem como desenvolver habilidades social e cognitiva,e com esse material nas mãos do professor ele tem toda a ferramenta para desenvolver um excelente trabalho com os seus alunos .

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  7. É um recurso somativo para o aprendizado o ODAS proporciona aos professores a elaborar aulas que chame a atenção dos alunos fazendo a inclusão escolar, Com a ferramenta TA permitindo que as pessoas com necessidades especiais façam o uso das tecnologias.

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  8. Trabalhar com alunos especias requer muita pesquisa a partir dos laudos de cada aluno. Nós planejamos junto com a auxiliar e utilizar essas tecnologias assistivas facilita muito o nosso trabalho, favorecendo a produção de planos de aula.

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