segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Aplicativos Educativos










Nessa aula navegaremos no Google Play ou no AppStore para conhecer o ambiente e pesquisar Apps Educativos para serem instalados em seus smartphones. Para melhor troca de experiência, sugerimos que a atividade ocorra em dupla, de preferência entre professores do mesmo ano.


A dupla irá conhecer os Apps instalados, compreendendo sua lógica de funcionamento. Os Apps propostos deverão fundamentar o roteiro pedagógico de uso.

Vejam abaixo a tabela de relação de Apps Educativos para instalação. A dupla, se quiser, poderá pesquisar outros aplicativos.



Apps Gcompris (Crianças Educacional Jogo)- Educação Infantil - 1º ano




PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
Forma Palavras.
Silabando.
Ler e Contar.
Como Aprender Português fácil.
Jogo da Forca.
Sílabas.
Jogos Educativos.
Aventura das Palavras.
ABC das Palavras.
Cola Matemática.
Jogos para 2: Jogo Matemático.
Tabuada Fazenda.
Tabuada de multiplicação.
Kids Math.
Ensinar a contar o tempo.
História do Brasil
Hoje  na História
Revista Aventuras na História
Ilustrando História
Detetives da História
História da África/
Estados de histórico

Estados do Brasil.
Os mapas, capitais e bandeiras.
Quis Geografia.
Estados e Capitais do Brasil.





CIÊNCIAS
ARTES
EDUCAÇÃO FÍSICA
DIVERSOS
A história da Toupeira.
Ruídos de Animais.
Sons da Natureza.
Aves do Mundo.
Frutas, legumes e Nozes.
Animais: advinha todos os mamíferos.
AuraApp.
Historia da MPB.
Letras Grafitt.
História da Arte.
Galeria de arte Museu.
Tutoriais de desenhos básicos
Cartoon Photos.
Cortar, colar fotos sem costurar.
Pintuas famosas.
Arte de Van Gogh.
ABC cores
Aulas de Educação Física.
Músculo/Esqueleto.
Educação Física Escolar.
Educação Fisica 360º
Só Educa: Educação Física
Dicionário de Língua Portuguesa.
Brinked



3 comentários:

  1. Dentre os Apps pesquisados, o que foi visualizado com maior apreço foi o TREINADOR DE CÉREBRO. Esse aplicativo se aplica bem às aulas de Ciências do 8º ano do Ensino Fundamental II, em que o tema é explorado nos conteúdos obrigatórios. Atualmente há uma vertente muito utilizada que é, além dos conteúdos, os saberes socioemocionais. Nesse contexto, é interessante que o aluno seja desafiado pelos estágios do referido aplicativo. Dessa forma, tornando mais completa a formação, uma vez em que os conteúdos foram apresentados ( O CÉREBRO HUMANO) posteriormente fazendo uso de desafios para aprimoramento desse órgão.

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  2. Os dois Aplicativos educativos que escolho para expor são MATEMÁTICA INFANTIL e DIVISÃO. Direcionados ao Ensino Fundamental 1, mais especificamente a partir do quarto ano, esses apps se tornarão práticos quando cada aluno de posse de um smartfone e com acesso à internet, poderão praticar tabuadas de adição, subtração, multiplicação e divisão. Com o app DIVISÃO que imita o diagrama de uma operação de divisão, os discentes com o uso de comando disponíveis no jogo - como arrastar os números, por exemplo - poderão encontrar o quociente e o resto de cada uma dessas operações matemáticas!Porém faz-se necessário um prévio conhecimento de somas, quantidades e tabuadas iniciais, pelo menos! Para isso o aluno deverá ter sido bem preparado com material concreto para compreender a ideia de quantidades e somas dessas e estar apto a abstrair esses conceitos matemáticos.

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  3. Dentre os aplicativos pesquisados, destaco:
    1. aprendendo as letras com o super alfabeto/Super ABC. O objetivo se relaciona a aprender o alfabeto, a aprender a pronuncia e a escrita das letras, desenvolvendo habilidades básicas de leitura. Além de trabalhar a atenção, a coordenação motora, a criatividade e a imaginação. O tempo previsto é de 30 minutos.
    2. Meu livro de historinhas, cujo o objetivo se relaciona a ouvir historias (possivelmente algumas já conhecidas) com ilustrações animadas e coloridas. O tempo estimado é 30 minutos.
    3. aprender a contar, que tem como objetivo treinar a memória,desenvolver a atenção e a logica, aprender de 1 a 10, comparar números...
    No que se refere a avaliação será baseada em acompanhamento, mediações e observação constante quanto ao interesse, interação e desempenho diante das propostas dentro do tempo determinado para cada uma delas.

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