quarta-feira, 7 de novembro de 2018

ATIVIDADE INDIVIDUAL - TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

ENCAMINHAMENTO:




Os conteúdos digitais abaixo, são recursos pedagógicos e estratégias metodológicas da importância do uso das tecnologias assistivas na educação.
Analise todos os conteúdos e escolha três para elaborar uma pequena sugestão de como poderia ser trabalhado essas tecnologias assistivas em sala de aula. 

Nomeie o conteúdo escolhido e envie para o link Comentário da Página Atividade Individual do blog.




Telelibras – O som do silêncio 















Ariel –
conta Down












Braille
virtual












DOSVOX


 
  

















É o Bicho

















Histórias Fantásticas

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34 comentários:

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  2. É “ O Bicho ‘’ tem como objetivo demonstrar que os jogos e brincadeiras são atividades de estimulação capazes de contribuir para o desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional da criança do ensino fundamental I.

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  3. O Dosvox vem se desenvolvendo desde 1993 e muitos aspectos humanos, técnicos e políticos estiveram envolvidos na sua criação e disseminação. Através dessa informação, conheci seus primeiros desenvolvedores e usuários, alguns dos caminhos percorridos, e entendi o porquê dele ter sido desenvolvido e até hoje continua sendo o sistema mais usado no Brasil por deficientes visuais.

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  5. Braille virtual esse vídeo é de suma importância para o professor para ensinar o sistema braille aos alunos que tem deficiência visuais , fazendo com que assim facilitem o seu aprendizado .

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  8. Assistiremos o vídeo O som do silêncio e como sugestão de atividade farei o jogo de mímica onde dividirei em duplas e pedirei para fazer uma mímica e os demais irão adivinhar e assim sucessivamente.

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  9. Após assistirmos o vídeo de Ariel com down, farei uma contação de história mostrando a diversidade no reino animal e também no reino vegetal.

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  10. Em relação ao vídeo É o bicho, como sugestão faremos uma aula de campo para o parque das dunas com a ajuda da professora de sala, onde iremos ver alguns animais e seu habitat.

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  11. O vídeo sobre "O som do silêncio" pode ser inserido numa aula sobre inclusão social, respeito e importância as diferenças, o professor ao terminar a exibição do vídeo, abre uma roda de conversa com os alunos, depois pede para fazerem uma história em quadrinhos sobre o que foi abordado nessa conversa.

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  12. o vídeo é o bicho muito significante onde o professor vai levar seus alunos para uma aula de campo na fazendinha onde eles vão vivenciar esses momentos de forma prazerosa motivando uma aprendizagem voltada para realidade facilitando a aprendizagem do aluno

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  13. Sobre o vídeo “ O som do Silêncio ‘’, onde o conteúdo é de mera importância para quem, é diferente, ou seja, em especial o surdo, essa aula da viagem ao fundo do mar, onde os alunos tiveram uma descoberta, respeitando assim, a inclusão social.
    Como sugestão nos primeiros momentos das aulas, deveremos apresentar dois objetos de aprendizagem ( Viagem Espacial Libras e ABC) para fazer com que as crianças interajam com as ferramentas pedagógicas aprimorando seu processo de aprendizagem.
    Procurar proporcionar aos alunos uma aula expositiva, dinâmica e interativa utilizando ferramentas de aprendizagem digitais.
    Promovendo assim, aos nossos alunos do fundamental l, de forma lúdica e significativa.,videos e jogos educativos para que seja adquirido percepção, de :
    Incluir sem excluir – Utilizar o mesmo material para todos os alunos.
    Proporcionar um ambiente com ações educativas e inclusivas.
    Após se familiarizarem e explorarem os softwares, os alunos serão convidados a registrarem por meio de desenho a experiência de aprendizagem;
    Os momentos finais da aula serão utilizados para levantar com os alunos pontos positivos e pontos negativos das aulas para isso serão discutidas com questões escritas e desenho, seja através de sinais ou falando, para toda turma.
    Poderemos usar como Recursos pedagógicos e materiais no desenvolvimento dessa aula , o software educacional, o ODA, onde tanto o professor como os alunos, interagem de forma mais lúdica e de aprendizado, através de : Animações e simulações, Jogos disponibilizados no site.
    Lembramos que a atividade, sempre será realizada na sala de informática.
    Já para os Critérios de Avaliação, utilizaremos o envolvimento e interação dos alunos referente as atividades propostas através de desenhos ou em escrito.


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  14. "Histórias Fantásticas (www.proativo.virtua.ufc.br)", pode ser uma aula no Laboratório de informática com os alunos de Ensino Fundamental 1 e 6º e 7º ano em construção de textos diversos, interpretação, ótimo ODA para alunos que estão aprendendo a ler, atiça a curiosidade.

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  15. O vídeo "É o Bicho" é uma ferramenta digital de aprendizagem que possibilita aos alunos do ensino fundamental uma experiência ou contato com o meio ambiente e os seres vivos, principalmente os alunos que vivem em áreas urbanas. Após a narrativa de cada episódio apresentado, são apresentados atividades seletivas de grupos familiares, como também atividades de letramento numérico, como por exemplo, as operações envolvendo os animais(bichos) de cada narrativa.
    Portanto, é um recurso de ODA que merece ser aplicado no aprendizado das séries iniciais.

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  16. o vídeo o som do silencio apresenta uma convivência muito perfeita.mais mostra como conviver com pessoas de diversos tipos de comportamento trabalhar a inclusão social através de uma conversa informal ,ou com mimica respeitando as diferenças de cada um

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  17. O vídeo "Ariel–conta Down" é recurso ODA de uma sensibilidade essencial para a conscientização dos alunos e também os profissionais de ensino. Conscientização no sentido da riqueza de diversidade de potencialidades como também das limitações. Diversidade na heterogeneidade na formação das turmas de uma determinada modalidade de ensino, que é em primeiro momento um obstáculo a se vencer, mas também possibilita e enriquece o convívio social e cognitivo.
    Portanto, este recurso serve como recurso pedagógico para trabalhar a diversidade e aceitação do outro, tanto para os ditos especiais como também dos ditos normais.

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  19. A Lei 13.146/16 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), é destinada a assegurar e a promover, em condições de
    igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com
    deficiência.
    Antes dessa Lei, as escolas não se empenhavam em amparar essa criança e/ou adulto. Porém, atualmente, essas pessoas se encontram amparadas para serem recebidas na escola. Daí entra a importância da Tecnologia Assistiva, que uma nova compreensão de contribuição a proporcionar, ampliar e facilitar algumas habilidades funcionais de pessoas com deficiência levando-a a maior independência e Inclusão.
    Dentro desse contexto, e pretendendo atingir o objetivo proposto para essa atividade, foi visualizado o filme Intitulado m,"O som do Silêncio". Esse vídeo é de excelência e nos leva a pensar em uma atividade em sala cujo objetivo seria ver o outro de forma "normal" uma vez se colocando no lugar dele.
    um outro É um depoimento de uma criança com Down, os portadores dessa síndrome tem ganho muito espaço nas escolas e até no ambiente de trabalho. O vídeo (ODA) que fez essa referência tem muito a colaborar em uma turma, na qual a escola tenha como uma das metas a inclusão e a visão de que o outro também pode conviver em sociedade.
    Um outro ODA, que até utilizei recentemente após a ministração da aula em nosso curso, foi "É o Bicho". O aluno apresentava-se inquieto por ter uma síndrome que não tenho conhecimento, mas a professora assistente estava com ele, daí apresentei esse ODA, em que o aluno interagiu bem.

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  20. O som do silêncio é um vídeo que transmite ao aluno vários tipos de conhecimentos como: dramatização, teatro, movimentos corporais, dicção, música e a leitura labial levando o individuo a interagir com as novas formas de tecnologias "Odas" levando não só o professor mais alunos a refletir na prática sobre a inclusão social.


    O vídeo "Ariel–conta Down" mostra a evolução desta síndrome e a superação que muitas pessoas possui, no entanto o vídeo nos faz refletir sobre a inclusão social, a identidade e os tipos de deficiências que existe e Ariel apresenta cada um como uma forma natural da vida, frisando a aceitação social para um aprendizado significativo.

    No vídeo "é o bicho" temos muitos o que explorar no "Oda" pois, relata muito sobre os animais em extinção, o conhecimento amplo pelos animais e alguns jogos explorando o pensamento lógico matemático e as práticas do dia-a-dia.

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  21. As tecnologias assistivas analisadas são bastante ricas e sugestivas para um trabalho significativo em sala de aula. Dentre as possibilidades, destaco:
    1. "Histórias fantásticas", muito interessante pois estimula escritas de si (não necessariamente), assim como incentiva a imaginação e a criatividade para escritas de um modo em geral. As atividades podem ser orientadas mediante diálogos em que os alunos possam se expressar acerca das suas experiências, preferencias, modos de vida. Por exemplo, o que costumam fazer nos finais de semana, feriados, quando não estão na escola, etc.
    2 "É o bicho" - repleto de atividades muito envolventes que despertam consciência ecológica e ambiental. Uma ótima proposta para complementar as aulas relacionadas a temática dos animais em extinção, curiosidades sobre animais específicos, etc.
    3. "Ariel - conta Donw", vídeo lindo que desperta para a diversidade, tolerância e repeito às diferenças. Material de extrema importância para todos, independente das necessidades e diferenças de cada um.

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  22. O braille virtual, é uma ferramenta muito importante à todos que tem interesse e curiosidade de aprender de forma lúdica. Vídeo bastante interessante não só para quem necessita do braille, mas para todos que buscam inclusão de todos na sociedade.

    Falando sobre inclusão social, no vídeo o som do silêncio, percebemos todos os elementos que da importância de se trabalhar o diferente, respeito que todos merecem.

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  23. O "som do silêncio" é um odas para ser utilizado como recurso auxiliar na educação inclusiva que pode ser utilizado em dois momentos: no primeiro momento deve ser executado com alunos normais visando a estes a compreensão em relação ao comportamento e atitudes de uma pessoa com deficiência na fala - mudos; o segundo momento será com os alunos mudos e os ditos normais.

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  24. O segundo vídeo que escolhi é o vídeo que foi produzido por Ariel, um portador da síndrome de down. Eu indico este vídeo para ser trabalhado com crianças do ensino infantil - nível IV indo até ás crianças do 5º ano pois além de enfatizar as deficiências de todas as características ainda dá para discutirmos as diferenças entre os indivíduos ditos normais. Isso sem falar que o menino Ariel é muito cativante.

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  25. Ao assistir os videos " O som do silêncio ; " Ariel- cont Down" achei muito interessante para se trabalhar em sala de aula com as crianças a questão das diferenças e com isso a inclusão. Fica interessante planejar aulas nessa temática.
    outro vídeo que me chamou a atenção foi o do "braille Virtual".Isso para nós professores tanto para a nossa formação como para nossa prática é muito valido, pois quanto mais tivermos conhecimento de formas de aplicação técnicas de leitura mais preparados estaremos para aplicar uma aula significativa principalmente para a criança com necessidades de aprendizagem de especiais.

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  27. Temática: Tecnologias Assistivas...
    Escolhi como proposta de trabalho foi o Braille virtual, pois ensina interagem com as pessoas que tem dificuldades na visão, possibilitando varias gamas de conhecimentos como jogos da escrita, com as letras e orienta de forma bem objetiva pedagogicamente as combinações das letras em braille.
    "É o Bicho" um jogo super divertido que proporcionar um trabalho pedagógico e facilita a aprendizagem dos nossos alunos com ou sem deficiência. Pois trabalha vários conteúdos de forma atrativa, estimulando assim o cognitivo dos alunos.

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  29. O vídeo “Som do silêncio” é um ODA – OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM - apresenta a temática inclusão escolar através da história de uma aluna (Amanda) com Deficiência Auditiva, na sala regular. O referido vídeo pode ser utilizado em todas as salas de aula, que tenham ou não alunos com deficiência para sensibilização no tocante à importância da inclusão educacional e social de pessoas com deficiência. Há também possibilidades de se trabalhar o vídeo em aulas de Ciências sobre o fundo do mar, na construção de textos sobre temáticas variadas.

    O segundo vídeo “ Ariel – conta Down” também tem a inclusão como tema e traz Ariel, que com Down dá um depoimento sobre as diferenças existentes em todas as coisas e pessoas. As pessoas são diferentes, não são iguais e dessa forma chama atenção para as pessoas com deficiência: cegos usam Braille; surdos se comunicam com a LIBRAS; outros precisam da cadeira de rodas...
    Finaliza chamando a atenção de que TODOS SOMOS SERES HUMANOS!
    É um vídeo, também ODA, que pode ser utilizado na escola em todos os níveis e em todas as turmas, como forma de sensibilizar a comunidade escolar, inclusive durante encontros e reuniões.

    HISTÓRIAS FANTÁSTICAS
    Realmente foi bem interessante e fantástico ver o menino construindo sua historinha com cenário e personagem também escolhidos por ele. As ferramentas digitais fazem parte do cotidiano dos nossos alunos e alunas e as histórias digitais podem ser criativas, nesse caso, para crianças que cursam os anos iniciais do Ensino Fundamental.
    Não foi planejado, mas vendo o meu neto àquelas imagens, imediatamente ele se interessou a criar a sua historinha. Foi muito bom vê-lo criando sem parar até terminar o texto. Então, acredito que outras crianças na faixa etária dos 7, 8 e 9 anos também se interessariam pela atividade textual digital.

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  30. Muito bacana o video de Ariel conta Down.Ele muito comunicativo dar um lindo depoimento sobre as diferenças existentes em todas as coisas e pessoas. As pessoas são diferentes, e podem sim ser pessoas igualmente colocados no mercado de trabalho.

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  31. O som do silencio- É muito interessante, O vídeo aborda a inclusão de uma menina surda, mostra que as diferenças não fazem diferenças quando é olhando com um olhar delicado. Assim pode-se planejar aula do cotidiano levando o conhecimento dessa abordagem.

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  32. O som do silêncio, para trabalhar com eles a importância de respeitar as pessoas surdas e ressaltar a importância do silêncio para ativar outros sentidos na nossa vida; O Braille virtual oferece de forma simples a possibilidade de se comunicarem com os colegas surdos e foi ótimo ver como eles tentavam aprender.

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  33. O vídeo “Som do silêncio” é um vídeo que aborda o tema da inclusão escolar. Conta a história de uma menina surda que tem como seu segredo descobrir o som do silêncio. É um – OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM – (ODA), que deve ser utilizado pelo professor em qualquer turma do ensino fundamental, visto que focaliza a deficiência auditiva que hoje está presente em quase todas as salas de aula.

    O segundo vídeo se refere a um garoto chamado Ariel. O mesmo tinha a síndrome de Down. O referido garoto faz um discurso de conscientização a importância da valorização das diferenças. Finaliza chamando a atenção de que TODOS SOMOS SERES HUMANOS DIGNOS DE RESPEITO. É um ODA que pode ser utilizado, como forma de sensibilizar os alunos e toda a comunidade escolar sobre o valor do ser humano.

    HISTÓRIAS FANTÁSTICAS
    Realmente foi bem interessante e fantástico ver o menino construindo sua historinha com cenário e personagem também escolhidos por ele. As ferramentas digitais fazem parte do cotidiano dos nossos alunos e alunas e as histórias digitais podem ser criativas causando no alunado uma curiosidade e ao mesmo tempo aprendizado, para o ensino fundamental.
    Podemos utilizar todos estes vídeos para que nosso aluno sinta cada vez mais o interesse pelo aprendizado.

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  34. Os trabalhos que trabalharia em sala de aula são:
    1) TELELIBRAS: Excelente vídeo para trabalhar com as crianças sobre as necessidades especiais. Mostra que somos diferentes e esta diferença é que nos torna mais especiais com relação ao outro.Na prática mostraremos várias diferenças entre eles e que esta diferença nos possibilita uma nova visão do amigo. E que estas diferenças nos tornam iguais no meio em que vivemos.

    2) Ariel conta DOWN - Trabalhar com down é fantástico, fui funcionário da APAE-MACAÍBA por 5 anos. E foi o tempo onde mais me senti feliz em dar aula. E foram eles que me ensinaram a ser mais especial. Existe um filme que fala de um casal down em uma escola, e os alunos organizam uma homenagem a eles, este filme fala do respeito com o outro, sem se importar com sua diferença. Pois, quem não tem um pouco de atitude de um ser com necessidade especial ?

    3)BRAILE VIRTUAL- É um conteúdo que mexe com a mente( o pensar, a agilidade, e a memorização) do aluno. Podemos trabalhar na prática, mostrando a eles, a capacidade da memorização, visão e o pensar de cada, mostrando as diferenças entre eles nesta prática do braile. Possibilitando criarem palavras e frases, em vários tempo de criação e após, trocarem entre si os seus trabalhos, comentarem sobre esta experiência.
    Todos os vídeos expostos são ótimos para trabalharmos, cada um um com seu conteúdo diferenciado entre eles, mais com um ensino aprendizagem de grande importância para o alunado.

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